De salada à pizza: dicas e receitas para incluir a quinoa no seu dia a dia

É muito bem-vindo na dieta e pode substituir itens como arroz e farinha branca

Segunda-feira, dia oficial dos começos da dieta. E quem está na busca por uma alimentação mais saudável já deve ter ouvido falar da quinoa. Essa semente - isso mesmo, quinoa não é um grão - é uma ótima fonte de proteína, contém baixo teor de gordura e ajuda tanto na dieta de quem quer emagrecer quanto para aqueles que buscam uma alimentação vegetariana ou vegana. 

pote com quinoa

 

Para completar, a quinoa ainda entra no grupo de alimentos que, segundo Viviane Pereira, nutricionista da rede Mundo Verde, "auxiliam na detox, pois são ricos em vitaminas do complexo B e fibras". O arroz integral e o painço também desempenham essa função. 

"O arroz integral deve ser utilizado em substituição ao arroz branco nas principais refeições", indica Viviane. "A quinoa pode ser usada em saladas e em receitas de tortas, pães e bolos", completa. A semente ainda vira um ótimo mingau para um café da manhã reforçado. 

É a nutricionista quem ensina receitas com quinoa para você fazer em casa e já começar a semana com uma alimentação mais equilibrada. Tem até pizza levinha e rica em proteína! 

Receitas práticas com quinoa

1. Mingau de quinoa

mingau com frutas

 

O mingau de quinoa tem uma semelhança com de aveia e pode ser combinado com diversas frutas. Na receita, Viviane sugere morangos picados. O modo de preparo é simples e, no final, você terá um prato vegano, sem glútem e sem lactose, já que leva leite vegetal, não o de vaca. 

 

2. Salada de quinoa crocante com grão de bico

salada com quinoa

 

Já que falamos de alimentação vegana, outro  item que vai muito bem para quem não consome nada de origem animal é o grão de bico. E ele completa essa receita de salada de quinoa em uma versão que você compra, já como snacks. Praticidade total!

3. Massa de pizza de quinoa

pizza de quinoa

E quem disse que pizza não entra na dieta? Entra, sim! E se for uma receita de massa de quinoa, melhor ainda. Basta combinar com seu recheio preferido. Se estiver de olho na balança, opte por queijos magros, legumes e tomates.